Seguidores

sábado, 27 de junho de 2015

Liberdade de expressão e direitos sociais



      A luta pelo direito de se expressar livremente.

    Ainda na revolução francesa o filósofo John Locke defendia que os cidadãos tinham o direito sagrado de se rebelar contra a tirania ou opressão que era obrigado a viver.

    A liberdade de expressão é uma das formas mais usadas para pessoas demonstrar suas opiniões sobre determinados fatos, visto que ela é universal e qualquer pessoa por meio dela é assegurada de garantir as sua ideia a respeito do tema debatido. Em ditaduras ou regimes totalitários ela é geralmente proibida á população pois o regime a trata como uma coisa tola que não se deve da atenção e pode cegar a população e leva-la a o caos. Na verdade o regime está omitindo e oprimindo a população a viver sem suas opiniões, apenas cabe ao estado a impor medidas que deve ser compridas pelos próprios cidadãos caso a mesma seja desrespeitada o estado passa a fazer opressões por meio da força. 

Repressão do governo contra os civis
    
  
Um caso de restrição de liberdade e direitos civis suspensos, além abuso de violência aconteceu na Rússia Socialista do ditador Josef Stálin, casos que se tornaram somente públicos a o mundo depois da morte de Stálin, após seu sucessor Nikita Kruchev condenar o regime de seu antecessor. Apenas no governo de  Nikita os cidadãos ponderam restabelecer lentamente seus direitos. 

    No Brasil ainda no regime militar o presidente da republica o general Médici sancionou o temido Ato Institucional. Lei que proibia qualquer ato de oposição ao governo por meios de meios de cultura, arte, música, televisão e rádio.Com a opressão forte no país alguns civis opositores ao regime ditador se armaram e formarão pequenos grupos de guerrilhas e foram ao combate para que tivessem novamente seus direitos restabelecidos e a volta da tão sonhada democracia. Um dos mais famosos grupos guerrilheiros do Brasil foi MR-8, grupo formado por militantes que foram responsáveis pelo sequestro do então atual embaixador dos EUA no Brasil, Charles Burke Elbrick.

Militantes do MR-8.
    Por pior e violento que seja o regime ditatorial sempre haverá pessoas disposta a morrer para defender seus direitos e deveres que deviam ser conseguidos sem lutas, se há um aprendizado que devemos aprender é que ninguém jamais poderá revogar ou negar sua liberdade de expressão pois sem ela você não será respeitado e nem mesmo notado ente os demais cidadãos e viverá aprisionado por uma intensa prisão que será torturado e explorado psicologicamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário